sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Hidrosadenite









É uma infecção bacteriana das glândulas sudoríparas apócrinas. A obstrução do ducto glandular com retenção de suor pode ser o fator facilitador da infecção. A doença ocorre nas axilas, regiões perianal e pubiana, virilhas e mamas, locais onde são encontradas as glândulas apócrinas. Caracteriza-se por um nódulo avermelhado e doloroso, semelhante a um furúnculo. Pode ser pequeno e pouco inflamatório ou grande com muita inflamação, vermelhidão e dor. A ruptura da lesão deixa sair pus, sangue, líquidos amarelados, mas, nem sempre, isto é suficiente para a sua regressão. Podem ser uma ou várias lesões e a evolução varia, podendo ocorrer um único episódio ou vários, se repetindo ao longo da vida. Nestes casos, as lesões que se rompem acabam deixando cicatrizes fibrosas nos locais afetados.
Nomes correctos para esta doença:
Hidradenitis Suppurativa
Hidrosadenite Supurativa
Acne Inversa
Acne Conglobata
Doença de Verneuil




* As glândulas sudoríparas produzem o suor e têm grande importância na regulação da temperatura corporal. São de dois tipos: as écrinas, que são mais numerosas, existindo por todo o corpo e produzem o suor eliminando-o diretamente na pele. E as apócrinas, existentes principalmente nas axilas, regiões genitais e ao redor dos mamilos. São as responsáveis pelo odor característico do suor, quando a sua secreção sofre decomposição por bactérias.
* As glândulas sebáceas produzem a oleosidade ou o sebo da pele. Mais numerosas e maiores na face, couro cabeludo e porção superior do tronco, não existem nas palmas das mãos e plantas dos pés. Estas glândulas eliminam sua secreção no folículo pilo-sebáceo.
A doença envolve as glândulas apócrinas do suor, o óleo das glândulas sebáceas e os folículos do cabelo embora haja alguma discrepância a este respeito, se a infecção começa nos folículos e se espalha às glândulas do suor e do óleo, ou vice-versa.
Sobre a Hidrosadenite Supurativa:
HIDROSADENITE foi descrita primeiramente em 1839 pelo médico Francês Velpeau.
Verneuil em 1854 estudando o trabalho de Velpeau confirmou que a hidrosadenite representa uma doença das glândulas apócrinas.
HIDROSADENITE pode ser hereditária, mas isto não significa que os seus filhos ou outros parentes desenvolverão definitivamente a doença.
HIDROSADENITE não é só uma doença da pele, é uma doença do espírito. Para uma pessoa com HS, o corpo transforma-se em algo que é desconectado, doloroso e odiado.
HIDROSADENITE pode ocorrer com qualquer idade, tanto pode aparecer aos 10 anos de idade como aos 50.
HIDROSADENITE não é causado pela má higiene.
HIDROSADENITE não é contagioso. Também não é transmissível pelo sexo.
HIDROSADENITE é mais comum nas mulheres do que nos homens, embora as diferenças do sexo para a ocorrência sejam insignificantes.
HIDROSADENITE é uma “inabilidade” que não permite que os doentes executem funções normais do trabalho em muitos casos e tenha alguns efeitos drásticos em atividades sociais normais.
HIDROSADENITE é relacionada diretamente ao estresse.
HIDROSADENITE pode ser fatal. Todos os casos devem ser revistos por dermatologistas competentes.
É geralmente devido à fissura anal e ou ás infecções associadas. (Estes casos de morte são raros, mas existem)
HIDROSADENITE pode ser controlada, mas não curada.
HIDROSADENITE não tem nenhuma causa sabida.
Há um certo número de tratamentos que estão sendo usados para HS incluindo: os antibióticos, cirurgia laser, cirurgia geral, agentes tópicos, vitaminas, radiação, perda de peso, dieta, e diversas outras coisas, mas nenhuma delas cura a doença.
Por Adelino Picão

Nenhum comentário:

Postar um comentário