quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Ser Mãe


 
Ser mãe é uma experiência diferente de todas as outras. Não é como uma profissão que você enjoa e desiste e então procura por outra. Não é como um marido ou namorado que quando te traz mais problemas que alegrias você troca por outro.
Ser mãe é para toda a vida. É nas alegrias, nas tristezas, nas conquistas, nas derrotas, no dia de bom humor e também de mau humor.
Amor de mãe é um sentimento diferente de todos, o amor dedicado a um filho é maior que o dedicado a qualquer coisa ou pessoa. Nenhum filho pode mensurar e compreender o sentimento de uma mãe enquanto não tem sua própria prole.
Lembro-me bem quando vi meu bebê pela primeira vez. Pensei: Será que vou saber cuidar desse bebezinho? E agora o que eu faço? O bebê que estava na minha barriga agora estava em meus braços e dependia de mim para sobreviver. Dependia dos meus cuidados, da minha paciência e dedicação.
Abdicar de tantas coisas que faz ver hoje que ser mãe é mais importante. Mesmo que as vezes eu também pense que não sou mais nada além de mãe,peço a Deus que me dê sabedoria e discernimento para guiar o seu caminho e que ele seja uma pessoa de bem, com bons sentimentos, solidária, feliz, realizado.
Não quero dizer que ser mãe implica em deixar de ser mulher, de ser profissional, de ter uma individualidade; mais é necessário dedicação e seria muito bom que as mães pudessem dedicar mais tempo aos filhos do que as suas profissões. Sei que isso nem sempre acontece, as vezes por necessidade de prover o lar, as vezes por necessidade de realização pessoal e também por achar que ser ela mesma é mais importante do que ser mãe.
Ser mãe me tornou uma pessoa melhor - aos poucos, eu sei - mas por ser mãe eu pensei e repensei conceitos da minha vida e modifiquei muitos deles. Aprendi a ser mais comedida e as vezes me sinto limitada por isso (quem me conhece a muitos anos sabe que essa profissão de mãe e esposa não se encaixava comigo). Mais a vida é feita de escolhas e eu escolhi em primeiro lugar ser mãe do Kauã.
 
Ser mãe é:
Amar incondicionalmente alguém que nem se imagina um dia conhecer, e fazer desta vida, seu maior e mais importante projeto;
É dar um sorriso, mesmo quando se está machucada;
É olhar para o seu filho como se o mundo estivesse contido naquele momento;
É abdicar de muitas coisas e ao final, ter a certeza de que Valeu a pena!!!
É ter como conceito de vitória, cada passo, cada conquista, mesmo que estas conquistas venham embaladas com a palavra “até logo”
É criar o filho para vida e , mesmo nos momentos mais difíceis, ter a sabedoria de abrir os braços, ajudá-lo a se refazer, e mais uma vez se preparar para mais uma despedida...pois,
Ser mãe é isto...
É dizer não, quando gostaria de dizer sim,
É dizer sim, mesmo quando os olhos dizem não;
É criar um mundo de sonhos, alimentar estes sonhos e depois,
Deixar que ele próprio os realize
Ser mãe é encontrar a felicidade no simples fato de SER MÃE



Ser mãe...
Mais que dar à luz
é SER luz
na vida de alguém.

Luz que não se apaga, quando um dia
foge-nos a presença, causa dor
ser mãe é ser amor!

Ser para sempre dentro da gente
lembrança guardada com carinho
enciclopédia, ensina os caminhos
o amanhecer pintado numa tela...
com as melhores cores da aquarela
pedaço do coração, que ela nos deu
quando eu nasci, você nasceu...

Ser mãe é ser assim
ter tudo que se quer, para doar
doar os próprios sonhos e até mais
ser a gota do oceano do seu filho
tudo fazer, para que nunca o veja naufragar.

Guiar-lhe os passos
desde quando trôpegos
até quando cansados.
Abrir picadas na selva da vida
às vezes com o próprio corpo.

Ser mãe é bênção, dádiva, dom
feito de espinhos ou de pétalas
porque ser mãe é ser calor
no mais terrível rigor do inverno.


Um comentário: